Páginas

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Entendendo o processo de visto de noiva K-1 (Parte 1- Os NOAs)

Ontem no facebook, eu percebi que algumas noivas estão no processo, algumas até já foram aprovadas mas não entendem totalmente o processo. Então decidi fazer um post que explica certinho como tudo funciona. Será mais de um post, mas vale a pena se informar.

Primeiro de tudo temos que entender o que são os NOAs. Notice of Action (NOA) é um aviso que recebemos de acordo com os passos do nosso processo, o NOA1 que recebemos bem rápido, normalmente duas semanas depois que mandamos o pacote, serve basicamente pra dizer que o USCIS recebeu a petição, o peticionário americano ou residente fixo e legal no país recebe um email com essa confirmação, dias depois uma cópia impressa chamada pelo USCIS de "Form I-797". Com esse NOA recebemos também um número que usamos para acompanhar o andamento do processo no site do USCIS My case status. Isso ainda não é a aprovação!

O que pode acontecer entre o NOA1 e o NOA2? Como eu citei acima a cada NOA recebemos o Form I-797, portanto esse form também pode significar um RFE (Request for Evidence ou Pedido por mais provas) e é exatamente isso que não queremos que aconteça! O form que define esse pedido é o I-797E. Nem sempre o RFE é pedindo por mais provas de relacionamento, muitas coisas podem gerar um RFE, qualquer pequeno erro pode ser motivo suficiente, erros nos dados pessoais, um formulário mal preenchido, não assinado, enfim por isso a importância de dar toda atenção e exclusividade na hora de preparar a petição. Mesmo que demore um ou dois meses vale a pena, um RFE pode criar um enorme atraso no processo, já li casos de noivas que esperaram até 4 meses pela aprovação depois de enviar o RFE. Meu noivo e eu demoramos dois meses pra preparar tudo, em compensação fomos aprovados com 36 dias depois do NOA1 yupii :D

Existem pessoas que "inventam" um relacionamento com um cidadão americano, com o objetivo apenas de entrar no país, isso é ILEGAL e pode trazer sérios problemas inclusive a deportação definitiva do imigrante. Se o objetivo é unicamente imigrar pro EUA, é importante que seja com o visto apropriado, afinal ninguém quer problemas com o FBI né :) No Site do consulado tem todas as informações para os diferentes tipos de visto.

O trabalho do USCIS é exatamente avaliar a petição e garantir que não haja nenhuma fraude que prove que o relacionamento é inventado por essas pessoas pra facilitar a entrada ilegal de imigrantes no país. Eles estudam o caso, conferem cada prova de relacionamento e se for comprovado que é um relacionamento real eles aprovam e recebemos o NOA2! Aí sim podemos dançar, abraçar o cachorro, falar com as flores, reagir da maneira que melhor define felicidade nesse momento. A cópia impressa da aprovação é o form I-797, sem nenhuma letra adicional. Confira aqui os diferentes tipos de Form I-797

Por fim, o que fazer depois do NOA2? Não da pra fazer muita coisa depois disso, o que pode ser feito com 100% de garantia são as vacinas, eu recomendo que ligue para um dos Medicos do consulado e se informe quais vacinas eles exigem de acordo com cada beneficiário, incluindo crianças. O próximo avanço é o RDJ que vou explicar em outro post porque esse já ficou bem extenso, bjocas!

2 comentários:

  1. Assino embaixo de cada linha deste post! Super verdade e bem completo! :)

    Beijão Cris! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que seria legal dar uma explicadinha kkk, obrigada Clau... Bjo!

      Excluir

Comente aqui!